Terra de Santa Sara, dos Ciganos e dos artistas. Camargue e Provence 2011

May 31, 2011

Mais um ano vem, mais uma vez a gente vai!

 

Com a minha mudança para o Rio não consegui organizar a viagem para 2010, mas em 2011 eu estava com toda força de alcançar meu objetivo e ir mais uma vez com um grupo para o sul da França e compartilhar esse tesouro com muitos que o querem conhecer

 

Éramos um pequeno grupo de 2 pessoas, e tive a honra de receber contato de uma pessoa que trabalha com a cultura cigana em São Paulo. Assim o grupo foi ficando cada vez maior, chegando a 20 pessoas.

 

As chegadas delas foi em 2 horários diferentes, mas ao final do dia estavam todas lá.

 

Para irmos juntas ao jantar com o show da maravilhosa cigana Negrita.  As brasileiras deram um show de dança cigana.

 

 

 

O dia seguinte já era o esperado dia de Santa Sara. Passei no hotel para ver todos e marcar um ponto de encontro para que sempre nos achássemos ao meio daquela grande festa e amontoado de pessoas de todos as raças e países do mundo

 

É um dia de muita festa, muita música, missa, peregrinação, um dia onde cada um busca o que mais lhe agrada, não faltando opções.

 

No dia 25, dia das Marias, aproveitamos para visitar o mercado dos ciganos. uma feira enorme situada na praça principal onde há diversos produtos. Fomos também visitar um acampamento cigano, só para sentirmos de perto a realidade deles, sem festa, só para conversar. Fomos recebidos com muito carinho.

 

Antes tivemos a honra de passar pela casa de André Taillet, um dos poucos Saintois ( nascido em Saintes) de família tradicional local , que nos apresentou fotos antigas da pequena Saintes Maries de la Mer , uma raridade, uma coleção que poucos já viram.

 

Acabara a festa dos ciganos mas havia muito ainda a mostrar e algumas pessoas fizeram no dia seguinte comigo a visita a Arles, uma mini Roma, onde vi pela primeira vez a verdadeira importância dela para meus passageiros e decidi colocá-la como cidade de pernoite nos próximos roteiros. Depois visitamos Avignon, cidade dos Papas onde andamos muito, aproveitamos para almoçar e alguns não resistiram para fazer suas compras. Para finalizar o dia fomos para a pequena cidade de Gorde, toda em pedras claras, um labirinto sobre a montanha.

 

Era hora de alguns partirem e foi um dia de despedidas e inda e vindas ao aeroporto.

A distância do aeroporto, o tempo de transfer e de espera para embarcar e desembarcar, me fez repensar também na praticidade de usar o trem e parar em Arles, e não Marseille.  Às vezes é bem melhor.

 

Quem ainda ficou, teve o prazer de fazer dois tours muito bonitos; primeiro fomos para Saint Remy de Provence onde encontramos uma degustaçãoo de vinhos e nos divertimos muito. Depois, caminhando por entre as ruelas, deparamos com a casa onde nasceu Nostradamus. Foi uma emoção.

 

 

Saimos de lá e fomos passar nas ruínas, iríamos visitar o parque, que estava incluso no passeio, mas chegamos à conclusão que não teríamos muito tempo para aproveitar bem e decidimos entrar no Monastério, antigo hospital onde ficou o pintor Van Gogh. Que bela escolha! Mais uma mudança para o próximo roteiro. 

 

A cada viagem seguindo ideias e opiniões de meus queridos viajantes, vou lapidando o roteiro. Sempre um roteiro tem novidades devido a eventos que são marcados de última hora  e devido mesmo à curiosidade de fazer caminhos diferentes, de se arriscar ao descobrimento do novo.  

 

De lá fomos para a medieval cidade Baux de Provence, onde parecia que estávamos num filme, faltava só aparecer um príncipe montado num cavalo branco.

 

Nosso último tour foi para Aigues Mortes , mais uma cidade medieval, cercada por um muro e repleta de ateliês onde demos uma bela caminhada e almoçamos na praça principal e a cidade universitária de Montpellier  onde faltou forças para tantos passos que queríamos dar pois também há muitos pontos lindos a visitar. Mas não deixamos de vislumbrar a Place de  la Comédie nem tampouco de beber uma bela taça de vinho em Saint Roch.

 

Voltamos para Saintes e fomos comer uns tapas na Bodega, era mais uma despedida.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

+ 33 (0) 603 710 148   França

 têm​ whatsApp

  • Wix Facebook page
  • Blogger App Icon

 

Rua Siqueira Campos, 143, Sala 1513 - Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil

 

CNPJ 12.145.391/0001-11       MTUR: 19.045955.10.0001-8